República Tcheca vai trocar caças Gripen por F-35

Reino Unido investe em pesquisa de mísseis capaz de "falar" entre si
República Tcheca vai trocar caças Gripen por F-35

O Ministério da Defesa da República Tcheca anunciou que vai iniciar negociações com os Estados Unidos para a aquisição de 24 unidades do avião de caça de quinta geração Lockheed Martin F-35 Lightning II.

+ Suecos oferecem caças Gripen quase de graça para a República Tcheca; entenda
+ Caça F-35 expande presença global e já soma mais de 750 unidades em operação
+ FAB anuncia a compra de novos caças Saab Gripen

Os novos jatos vão substituir os 14 Saab Gripen JAS-39 C/D que desde 2005 operam no país em esquema de aluguel, em um contrato que termina apenas em 2027. Os suecos chegaram a sugerir a modernização gratuita e doação desses caças se os tchecos comprassem um lote do Gripen E/F (como os que vão operar na FAB).

Mas o país optou por não prorrogar as negociações com os suecos, optando pelos caças americanos por conta de fatores como a atualidade do projeto e o fato de outros membros europeus da Otan já operarem o F-35.

“O F-35 ainda estará no seu auge em 2040, enquanto os caças da geração 4,5 estarão obsoletos até lá. Além disso, o Lightning II não é só um avião. É um centro de comando voador que funciona como uma parte de uma larga rede de máquinas”, destacou em comunicado o major-general Karel Řehka.

Back to top